segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Subsistema de Provisao de Recursos Humanos



INTRODUÇÃO

Atualmente, quando se fala de recrutamento e seleção, refere-se a uma das mais ricas ferramentas de gestão de pessoas nas organizações. É através deste processo que as organizações estão percebendo a importância das pessoas que a compõem, não como meros funcionários, mas também como parceiros.

O trabalho aborda o tema: subsistema de provisão de recursos humanos – Este subsistema diz respeito ao importante processo de recrutamento, selecção e contratação, interna ou externa, dos colaboradores.  Na perspectiva de Aires (2007), o recrutamento é um conjunto de actividades definidas para tornar disponível o número de candidatos, diversidade de concorrentes e a qualidade de pessoas necessárias para dar continuidade ao trabalho duma organização.

Quanto a tipologia o recrutamento pode ser interno e externo. O recrutamento é interno quando a empresa procura preencher determinada vaga ou oportunidade por meio do remanejamento de seus próprios funcionários através de promoção, transferidos e O recrutamento é externo quando a organização procura preencher suas vagas com candidatos externos.

Para o desenvolvimento deste trabalho, foram realizadas revisões bibliográficas de artigos na Internet e livros procurando coletar e descrever informações sobre a importância e técnicas empregadas no processo de recrutamento e seleção na organização. O trabalho está organizado em 4 partes fundamentais a saber: introdução, desenvolvimento, conclusão e as referências bibliográficas e engloba os seguintes objectivos:

Objectivo geral

·         Dar a conhecer assuntos relacionados com a provisão dos recursos humanos.

Objectivos específicos

·         Identificar teorias, conceito e práticas de Gestão de Recursos Humanos na organização
  •          Analisar os controles internos adotados na área de Recursos Humanos
  •          Descrever as práticas de Gestão de Recursos Humanos na organização.



Para Chiavenato (1999) a provisão de recursos humanos envolve o planejamento de RH, o recrutamento e a seleção de pessoas relacionam-se com o ambiente organizacional devido ao convívio com o mercado de trabalho (oferta e procura) e mercado de recursos humanos (indivíduos aptos para o trabalho). Tais mercados são regulados pela lei da oferta e da procura.
Para se entender como funcionam os processos de provisão, devemos compreender como funciona o ambiente em que a organização está inserida e como eles localizam e buscam as pessoas para introduzi-las em seu sistema e se fundamenta nas seguintes etapas:

Ê uma verificação das necessidades da organização em relação as suas carências de recursos humanos no curto, médio e no longo prazo. O que a organização precisa de imediato e quais são seus planos futuros de crescimento e desenvolvimento o que certamente significará novos aportes de recursos humanos.

Esse levantamento não pode ser esporádico ou ocasional, mas contínuo e constante e deve envolver todas as áreas em níveis da organização, para retratar suas necessidades de pessoal e o perfil e características que esses novos participantes deverão possuir e oferecer. E constitui uma sequência de três fases, a saber:
1.      O que a organização precisa em termos de pessoas.
2.      O que o mercado de RH pode oferecer
3.      Quais as técnicas de recrutamento a aplicar.

O planeamento do pessoal é o processo de decisão a respeito dos recursos humanos necessários para atingir os objectivos organizacionais, em determinado período de tempo. Trata-se de antecipar qual a força de trabalho e talentos humanos necessários para a realização da acção organizacional futura.
 O planeamento de pessoal nem sempre é da responsabilidade do órgão de pessoal da organização. O problema de antecipar a quantidade e qualidade das pessoas necessárias a organização é extremamente importante.

É uma pesquisa de mercado de RH no sentido de segmenta-lo e diferencia-lo para facilitar sua análise e consequente abordagem. Assim, dois aspectos importantes sobressaem da pesquisa externa: a segmentação do mercado de RH e a localização das fontes de recrutamento.

segmentação de mercado queremos nos referir a decomposição do mercado em diferentes segmentos ou em classes de candidatos com características definidas para analisa-lo e aborda-lo de maneira específica. A segmentação é feita de acordo com os interesses específicos da organização.
Cada segmento de mercado tem características próprias, atende a diferentes apelos, tem diferentes expectativas e aspirações, utiliza diferentes meios de comunicação e, portanto, pode ser abordado de maneiras diferentes.

Na perspectiva de Aires (2007), o recrutamento é um conjunto de actividades definidas para tornar disponível o número de candidatos, diversidade de concorrentes e a qualidade de pessoas necessárias para dar continuidade ao trabalho duma organização e neste caso do sistema.



O recrutamento envolve um processo que varia conforme a organização. Em muitas organizações, o início do processo de recrutamento depende de decisão da linha. Em outras palavras, o órgão de recrutamento não tem autoridade de efectuar qualquer actividade de recrutamento sem a devida tomada de decisão por parte do órgão que possui a vaga.
O recrutamento é o conjunto de procedimentos que visam atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. É um sistema de informação através do qual a organização divulga e oferece ao mercado de recursos humanos as oportunidades de emprego que pretende preencher.” Chiavenato 2003

Geralmente são indicados dois tipos de recrutamento (interno e externo), no entanto alguma bibliografia considera também a modalidades mista.

Refere-se ao recrutamento que ocorre dentro da própria empresa, onde os empregados se candidatam a novos postos e são recolocados. O recrutamento é interno quando, havendo determinada vaga, a empresa procura preenche-la através remanejamento de seus empregados, que podem ser promovidos (movimentação vertical), ou transferidos (movimentação horizontal). Assim, o recrutamento interno pode envolver as seguintes modalidades:

·         Transferências de pessoal.
·         Promoções de pessoal.
·         Transferências com promoções de pessoal.
·         Programas de desenvolvimento de pessoal.
·         Planos de encarreiramento de pessoal.



O recrutamento interno exige uma intensa e continua coordenação e integração do órgão de recrutamento com os demais órgãos da empresa e envolve vários sistemas e bancos de dados. Portanto, o recrutamento interno baseia-se em dados e informações relacionados com os outros subsistemas, a saber:

a)      Resultados obtidos pelo candidato interno nos testes de selecção que se submete quando de seu ingresso na organização.
b)      Resultados das avaliações de desempenho do candidato interno.
c)      Resultados dos programas de treinamento e de aperfeiçoamento de que participou o candidato interno.
d)      Analise e descrição do cargo actual do candidato interno e de cargo que se esta considerando, a fim de se avaliar a diferença entre ambos e dos requisitos adicionais.

·         Aproveita melhor o potencial humano da organização.
·         Motiva e encoraja o desenvolvimento profissional dos atuais funcionários.
·         Incentiva a permanência e a fidelidade dos funcionários na organização.
·         Ideal para situações de estabilidade e pouca mudança ambiental.
·         Não requer socialização organizacional de novos membros.
·         Probabilidade de melhor seleção, pois os candidatos são bem conhecidos.
·         Racionaliza mais o tempo na escolha do candidato.
·         Contribui para a valorização dos membros das organizações

2.2.1.2.Desvantagens do recrutamento interno
·         Pode bloquear a entrada de novas idéias, experiências e expectativas.
·         Facilita o conservativismo e favorece a rotina atual.
·         Mantém quase inalterado o atual patrimônio humano da organização.
·         Ideal para empresas burocráticas e mecanísticas.
·         Pode gerar conflitos de interesses
·         Exige potencial de desenvolvimento para poderem ser promovidos
O recrutamento externo funciona com candidatos vindos de fora. Havendo uma vaga, a organização procura preenche-la com pessoas estranhas, ou seja, com candidatos externos atraídos pelas técnicas de recrutamento. O recrutamento externo incide sobre candidatos reais ou potenciais, disponíveis e pode envolver uma ou mais das seguintes técnicas de recrutamento:

·         Arquivos de candidatos que se apresentarem espontaneamente ou em outros recrutamentos.
·         Apresentação de candidatos por parte dos funcionários da empresa.
·         Cartazes ou anúncios na portaria da empresa.
·         Contactos com sindicatos, escolas, agremiações estaduais, directórios académicos.
·         Conferencias e palestras em universidades e escolas.
·         Contactos com outras empresas que actuam no mesmo mercado, em termos de cooperação.

·         Introduz sangue novo na organização: talentos, habilidades e expectativas.
·         Enriquece o patrimônio humano, pelo aporte de novos talentos e habilidades.
·         Aumenta o capital intelectual ao incluir novos conhecimentos e destrezas.
·         Renova a cultura organizacional e a enriquece com novas aspirações.
·         Indicado para enriquecer mais intensa e rapidamente o capital intelectual.

·         Afeta negativamente a motivação dos atuais funcionários da organização.
·         Reduz a fidelidade dos funcionários ao oferecer oportunidade a estranhos.
·         Requer aplicação de técnicas selectivas para escolha dos candidatos externos.
·         Exige esquemas de socialização organizacional para os novos funcionários.
·         É mais custoso, oneroso, demorado e inseguro que o recrutamento interno.

Após o recrutamento, vem a seleção propriamente dita. O ato de selecionar é uma constância da natureza. O homem, como parte desse processo, naturalmente seleciona, muitas vezes, sem perceber. O processo de seleção merece atenção especial, já que é ele que vai definir, por diferentes modos e com diferentes estratégias, qual candidato vai ficar com a vaga.

Guimarães & Arieira (2005) afirmam que:
“Todo processo de seleção é único e dever ser entendido como uma ferramenta de marketing interno e externo que a empresa pode utilizar a seu favor, dependendo da maneira como é realizado. Ele não termina com a contratação do profissional, pois o mesmo precisa ser apresentado, integrado e acompanhado nos seus primeiros dias ou meses na empresa”.

Há um ditado popular que diz que a selecção constitui a escolha do homem certo para o lugar certo. Em termos gerais, a selecção busca entre os candidatos recrutados aqueles mais adequados aos cargos existentes na empresa, visando manter ou aumentar a eficiência e o desempenho do pessoal. Assim, a selecção visa solucionar dois problemas básicos:

·         Adequação do homem ao cargo.
·         Eficiência e eficácia do homem no cargo.
Se todas pessoas fossem iguais e reunissem as mesmas condições individuais para aprender e trabalhar, certamente a selecção de pessoal poderia ser dispensada. Contudo, a variabilidade humana é enorme: as diferenças individuais tanto no plano físico (estatura acuidade visual e auditiva, resistência a fadiga etc.) como no plano psicológico (temperamento, carácter, inteligência, aptidões, habilidades mentais etc.) levam as pessoas a se comportarem diferentemente, a perceberem situações de maneira diferente e a terem desempenhos diferentes (com maior ou menor sucesso) nas organizações.



CONCLUSÃO

O grupo conclui que a contratação de profissionais adequados e bem qualificados vem diminuindo os custos com pessoal, melhorando assim a qualidade dos serviços e a imagem das empresas. Por isso os processos de Recrutamento e Seleção de Pessoal dentro de uma organização deve ser criterioso.

Assim verifica-se a importância de planejar a captação de novos funcionários para as empresas por se tratar de uma atividade com metodologia própria para o preenchimento de vagas. Planejar corretamente a necessidade de pessoal, recrutar, selecionar, capacitar e desenvolver um ambiente produtivo dentro de uma organização é um trabalho que exige um olhar crítico e objetivo visando atender as demandas da empresa.

A proposta deste trabalho foi mostrar que o processo de Recrutamento e Seleção visa valorizar o capital humano de uma organização e que, quando esses processos são feitos adequadamente garantirão a entrada de novos talentos com potencial e qualidade, bem preparados para motivar o processo de crescimento empresarial.















REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Aires, A. (2007). Gestão de Recursos Humanos: Recrutamento & Seleção. 2ª edição. Lisboa
Chiavenato. I. (1999). Gestão de Pessoas: O novo papel de recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus.
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